terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Hamster

Bem Cakkos Amigos, acordei domingo com a ideia fixa de ter uma animalzinho de estimação, fui logo dizendo para a mamãe que os cachorros tinham acabado (estava me referindo que, sábado, fui ao Shopping Castanheira e na Pet Shop não tinha nenhum cãozinho em exposição, somente Hamsters). Agora só falo nisso!!! Aproveitando, disponho para vocês maiores informações sobre o Hamster, caso você também esteja querendo um, é bom saber!!!

Hamster

Este é um mamífero roedor, da família Muridae (nome científico). As espécies mais comuns encontradas em cativeiro são o Hamster Sírio (Mesocricetus Auratus), o Anão Russo Campbells (Phodopus Sungoris Campbelli), o Anão Russo Branco Invernal (Phodopus Sungoris Sungoris) e o Hamster Chinês (Cricetulus Griseus).

Os hamsters são animais pequenos, a maioria com hábitos noturnos (dormem durante o dia e começam a ficar ativos ao entardecer). Seus dentes crescem sem parar e, por isso mesmo, ele precisa desgastá-los o tempo todo, roendo alimentos.

Na natureza, a maioria das espécies de hamster mora em regiões semi-desérticas, em túneis debaixo da terra. Algumas espécies cavam suas próprias galerias; outras, "adotam" velhas galerias abandonadas por outros animais. Normalmente, as casas-túneis dos hamsters têm vários cômodos: um para dormir, um para os filhotes, um para a comida - e também rotas de fuga, em caso de emergência.
Espécies
Há muitas espécies de hamsters. Veja as mais comuns:
  • O Hamster Anão Russo (subespécies "Campbells" e "Winter-White", ou "Siberiano") tem pelos nos pés e bolsas nas bochechas que usa para carregar comida ou material para sua caminha. Vive mais ou menos 1 ano e meio a 2 anos. Tendem a morder por serem mais retraídos.
  • O Hamster Chinês vem, é claro, da China e da Mongólia (veja no mapa onde fica este país da Ásia). É um "hamster-camundongo". Também tem bolsas nas bochechas e é sociável. Vive cerca de 2 ou 3 anos.
  • O Hamster Roboroviski é bem pequeno (4 a 5 cm). Vem da Mongólia e do norte da China. Muito ativo e rápido, é manso, sociável, mas é mais raro de se encontrar à venda. Costuma ser dourado-alaranjado, com barriga e sobrancelha brancas.
  • O Hamster Sírio é o mais comum dentre os hamsters de estimação. Vem da Síria (país da Ásia, que fica perto do Iraque). Ele pode ser dourado ou ter várias outras pelagens (a preto-e-branca costuma receber o nome de "Panda"). Ele pode ter pelo curto (então chamado "teddy bear") ou longo ("angorá", como os gatos angorá). Esse hamster tem de 15 a 18cm de comprimento. Tem bolsa nas bochechas, mas nenhum pelo no pé. Vive cerca de 2 anos e meio. Se fica solto, se esconde e é muito difícil encontrá-lo.
Doenças
Hamsters podem sofrer de muitas doenças, e por isso você deve levá-lo regularmente ao veterinário, ou sempre que achar que ele está estranho, quieto demais, irritado demais, com pelo caindo, sem fome etc.

Algumas doenças são:

Diarréia - pode acontecer caso o hamster coma legumes demais ou comida úmida (a comida dele deve estar sempre fresquinha e bem seca). Nos casos de diarréia prolongada, procure um veterinário.
Resfriados - hamsters podem sofrer resfriados. Você deve mantê-lo sempre em clima morno, protegido do vento frio. Se ele tiver dificuldade para respirar ou não se recuperar de um resfriadinho depois de alguns poucos dias, procure um veterinário.
Hibernação - hamsters sírios podem hibernar quando há uma mudança súbita na temperatura ambiente deles. Um hamster hibernando parece duro e frio. Eles não planejam hibernar, isso apenas acontece, naturalmente. Mas você deve acordá-los para evitar desidratação e fome. Um hamster hibernando deve ser esquentado devagarzinho, com luz ou com cobertor, até que ele fique ativo de novo. Aí, ofereça bastante comida e água para ele.
Fonte: (1)

Pesquise e compare preços e lojas que vendem artigos para seu pequeno animal de estimação.

6 comentários:

Anônimo disse...

Meu filho tem um porquinho da índia, ele é muito fofinho...

Anônimo disse...

Pior que ele está com uma ideia fixa MESMO....hauahuahuah só fala nisso....

Anônimo disse...

É isso aí Cakkinho, ter um bichinho de estimação é muito legal...mas é bom ter um pequeno, como o próprio hamster, pois cachorros dão muito trabalho, e requer de muito tempo disponível da gente....

Anônimo disse...

Cakkinho, escolha um Hamster, pois dei um para meu filho de 6 anos e é só alegria!!!

Anônimo disse...

Ei Cakkinho, falando em bichinho de estimação, e o teu porquinho-cofre? ainda existe?

Anônimo disse...

Alguém dê um Hamster para o Cakkinho!!!!