quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Siri e Sirigueijo

Cakkos Amigos, adoro o desenho do Bob Esponja e sua turma, ontem assistindo um episódio tive a curiosidade de perguntar para a mamãe sobre o Sirigueijo, que tipo de animal ele é, o que ele come e se realmente eles gostam muito de dinheiro? Mamãe me explicou sobre os siris e encontrou também uma reportagem sobre eles que quero compartilhar com vocês.

Por que o siri anda de lado???

Um dito popular menospreza o siri por não andar para a frente. Mas para a ciência, isso está longe de ser um problema. Pelo contrário, andar de lado é fruto de um processo que deu vantagens ao longo da evolução a esse simpático exemplar do grupo dos crustáceos, conta o professor da Universidade Federal de Santa Catarina Leandro Clezar.

"Ele tem patas articuladas na lateral do corpo, que torna difícil a movimentação para frente e para trás, mas fácil para os lados. Em conjunto com os olhos, isso forma uma estratégia de sobrevivência", diz Clezar.

Como aquele caminhar esquisito pode ser uma estratégia? Por causa do tipo de visão: os olhos são dispostos lateralmente. Isso facilita a fuga de seus predadores - grupo no qual se incluem até alguns tubarões - e a competição por alimentos.

Clezar lembra ainda que o siri tem o último par de patas modificado especialmente para a natação - assim, se parece ágil ao correr para um buraquinho na praia, imagine debaixo d'água.

O Siri

O Sirigueijo
Fonte: (1)

Pesquise e compare aqui preços e lojas que vendem DVD`s do Bob Esponja.

5 comentários:

Anônimo disse...

o Sirigueijo é o tio Patinhas da fenda do bikini!!! hehehehe

Anônimo disse...

Dinheiro, dinheiro, dinheiro

Anônimo disse...

Cakkinho, você é um cliente que paga ??? huahauhuahuha

Anônimo disse...

O sr. Sirigueijo é o CARA

Anônimo disse...

Isso mesmo! Money, money, money!