quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Mamíferos de Madagascar

Mamíferos de Madagascar chegaram à ilha pelo mar, dizem cientistas

Certamente os mamíferos não chegaram a Madagascar após tentar fugir de um zoológico em Nova York, como no cinema, como mostrado no filme de animação "Madagascar".

Mas os cientistas dizem agora que eles também não ocuparam a ilha atravessando pontes de terra firme que poderiam ter existido no passado entre o lugar e o continente africano.

image

Animação "Madagascar 2", que acertou em mandar animais via mar à ilha, segundo cientistas; mas teriam ido assim só os pequenos

A emoção foi maior: foram levados pelo mar, flutuando sobre pedaços de vegetação que caíram na água.

Eles não escolheram fazer a viagem, claro. Intensas tempestades fizeram a água subir e os animais foram arrastados por ela até o oceano, diz Matthew Huber, da Universidade Pardue, nos EUA.

Ele é um dos autores do trabalho publicado na revista "Nature". Segundo eles, a ocupação não aconteceu de uma vez só, e se deu a partir de 65 milhões de anos atrás.

As correntes marinhas antigas, segundo o trabalho, tinham condições favoráveis para que bichos do continente fossem levados até Madagascar.

image

Um lêmure, mamífero de grupo que habita Madagascar, ilha que abriga somente pequenos mamíferos, que teriam ido pelo mar

Mais: a viagem nos pedaços de madeira que usavam como "jangadas" era rápida o suficiente para que chegassem vivos --ainda que talvez desesperados-- à ilha, após uma viagem de centenas de quilômetros.

A teoria explica por que existem apenas pequenos mamíferos em Madagascar --uma ligação por terra teria permitido que espécies grandes como girafas ou macacos também tivessem ocupado a ilha. Viajar pelo mar em um pedaço de madeira não é muito fácil para um elefante.

Os pequenos mamíferos deram origem aos animais hoje típicos de Madagascar, como os lêmures. Muitas espécies só podem ser encontradas por lá. Fruto do isolamento, que fez com que os bichos acabassem evoluindo independentemente.

image

Lêmures personagens do filme "Madagascar"; pequenos mamíferos habitantes da ilha teriam chegado pelo mar

Fonte: (1)

2 comentários:

Carlos Gomes da Silva disse...

muito legal seu blog!http://dracaobranco3000.blogspot.com/ vÊ o meu também e espalha ele pra seus amigos ! xau boa sorte!

Anônimo disse...

Essa explicação salvou minha vida, pois ia ter uma úlcera se não soubesse a origem desses bichinhos !!!! Obrigado.