segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ossos de Dinossauros de 10 centímetros


Cakkos amigos, ossos fossilizados mantidos em um museu da Califórnia pertencem ao menor dinossauro já descoberto na América do Norte.

A criatura recém-identificada pesava menos de 900 gramas e tinha cerca de 10 centímetros de altura e 60 centímetros de comprimento, disse Luis Chiappe, diretor do Instituto Dinossauro do Museu de História Natural de Los Angeles, onde os fósseis estavam guardados.

imageLuis Chiappe mostra modelo do pequeno animal em seu museu, nos Estados Unidos

O dinossauro "teria parecido com um papa-léguas que tivesse tomado esteroides", disse Chiappe.

Ele provavelmente comia plantas e caçava insetos no Jurássico, há cerca de 150 milhões de anos. Era um pequeno e veloz que provavelmente passava por baixo das pernas dos dinossauros maiores, dizem os cientistas.

Ossos de quatro indivíduos, incluindo fragmentos de crânio, braço e perna, foram descobertos há três décadas em Fruita, no oeste do Colorado, e mantidos desde então no museu.

Chiappe e uma equipe internacional recentemente identificaram as amostras e deram ao animal o nome de Fruitadens haagarorum, uma combinação do nome do local da descoberta com o do curador do museu, Paul Haaga.

A descrição científica do dinossauro aparece na edição 21, da revista britânica Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.

Meses atrás, pesquisadores canadenses informaram a descoberta de um dinossauro do tamanho de um frango, que pesaria cerca de 2kg.
Fonte: (1)

6 comentários:

Lili disse...

mas gosta de dinossauro esse Cakkinho.....kkkkk

Juliana disse...

Com 10 cm? quantos desses para alimentar um T. REX?

Drika disse...

hahahahahha, pelo menos uns 100.000....kkkkkkk

Heloísa disse...

Igor, tudo você descobre sobre dinossauros...com certeza será um paleontólogo....

Elisa disse...

Ei cakkinho, vc já viu o super trunfo que tem d dinossauros?

Anônimo disse...

Aprendi muito